Neste artigo, publicado na Environment & Planning B: Urban Analytics and City Science, Renato Saboya (docente PósARQ) e Otavio Peres (doutorando PósARQ e docente UfPel) propõem uma nova medida de segregação residencial baseada no potencial de movimento, pela malha de ruas, de diferentes grupos sociais. Os autores mostram que as medidas mais tradicionais, baseadas em zonas, possuem diversos problemas importantes e que acabam prejudicando uma correta caracterização da segregação. Entre eles, dois são especialmente significativos:

  • Elas concentram toda a população da zona apenas no seu centroide, ignorando o formato da zona, a área efetivamente ocupada e a possível distribuição da população em porções mais próximas de uma ou outra zona vizinha.
  • Elas consideram apenas as distâncias Euclidianas, isto é, em linha reta. Por esse motivo, não refletem as distâncias “reais” que os residentes das zonas precisariam fazer para encontrar pessoas de outras zonas, especialmente em contextos em que o sistema viário é muito desconectado e/ou em que há elementos naturais que atuam como barreiras ao movimento, tais como rios, morros, etc.

Assim, a medida Chasm considera, integradamente, a localização dos diferentes grupos sociais (no artigo estes foram divididos em baixa, média e alta renda, mas poderia ser por renda, religião, etc.) e o potencial de movimento em um determinado raio de análise que a malha viária proporciona, seguindo os princípios e recursos operacionais da Sintaxe Espacial.

Os resultados incluem duas medidas principais:

  • O ” Local Configurational Quotient” (LCQ) representa o quanto o potencial de movimento de um grupo social está sub- ou super-representado em cada segmento de via. Valores abaixo de 1 indicam que o potencial de movimento desse grupo está abaixo do que seria esperado em uma situação de não segregação, isto é, um cenário em que todos os grupos sociais estivessem igualmente distribuídos pelos segmentos.
  • A CHASM propriamente dita é uma medida da proporcionalidade entre os potenciais de movimento de todos os grupos sociais em um determinado segmento. Portanto, caso apenas um dos grupos sociais “domine” o potencial de movimento no segmento (isto é, seu potencial representa uma alta porcentagem do potencial total dos grupos), a CHASM será alta, indicando alta segregação. Se, ao contrário, o potencial de movimento dos três grupos estiverem mais ou menos semelhantes no segmento, a CHASM será baixa.

O artigo pode ser visto na íntegra aqui.

Na seção de trabalhos técnicos, mostramos os mapas de LCQ e Chasm para Blumenau, SC, cidade adotada para a demonstração da aplicação da medida.

Além disso, disponibilizamos também duas geopackages com os dados do estudo. A primeira mostra os cenários hipotéticos usados para ilustrar a medida e sua construção, enquanto a segunda fornece os dados de Blumenau.

Este post no Blog Urbanidades traz mais informações sobre a medida CHASM.

Novo artigo: CHASM: A configurational measure of socio-spatial residential segregation

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