Neste novo artigo, publicado na Revista Oculum Ensaios (Capes A2), Geruza Kretzer e Renato Saboya buscam responder à seguinte pergunta: a forma das edificações pode incentivar a diversidade de usos do solo?

Para isso, levantaram todas as características da forma edificada e dos usos do solo de 65 trechos de logradouros, e compararam os resultados. As edificações foram classificadas em tipos arquitetônicos segundo uma estrutura própria, criada espeficiamente para o estudo (Figura 1), e também segundo características isoladas comumente adotadas (número de pavimentos, afastamentos, etc.).

Fig.1. Exemplo de classificação de ume edificação em um tipo (fonte: Kretzer & Saboya, 2020).

Entre outras conclusões, o trabalho encontrou que a posição da garagem fora da parte frontal do térreo das edificações e a alta visibilidade da interface desta com a rua são
os fatores mais relevantes para que uma edificação possua mais de um uso.

Figura 2. Algumas análises sobre os tipos arquitetônicos e a quantidade de usos que abrigam (fonte: Kretzer & Saboya, 2020).

Já com relação aos trechos em seu conjunto, aqueles com maior diversidade de usos tendem a ter também maior variedade nas suas tipologias edilícias.

Mais detalhes sobre o estudo podem ser obtidos na Revista Oculum Ensaios. O artigo tem acesso aberto, portanto o PDF pode ser baixado sem custo.

Novo artigo: Tipos arquitetônicos e diversidade de usos do solo: uma análise em duas escalas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *